A polêmica chegadaInsatisfeito com o banco de reservas no Milan, Ronaldinho manifestou interesse em voltar a atuar no Brasil para ficar mais perto da convocação para a Copa de 2014. Ainda com contrato em vigor, o vice-presidente do clube italiano Adriano Galliani admitiu negociar o jogador com clubes brasileiros e logo surgiu o nome do Grêmio, seu ex-clube, como um dos possíveis destinos do craque. Palmeiras e Flamengo também buscavam contratar o jogador, que negociava com todos ao mesmo tempo. Após semanas de muitas especulações e negociações arrastadas, e após o próprio Ronaldinho declarar que "Se dependesse de mim, já estaria no Grêmio"[2], o Grêmio desistiu de contratar o jogador[3], mesmo após ter preparado uma festa para receber o jogador e festejar o acordo no Estádio Olímpico.[4]. Dias depois foi a vez do Palmeiras desistir de negociar com Ronaldinho[5], onde seu irmão e empresário Assis foi duramente criticado por fazer leilão com o jogador e por ter afirmado que a transação estava fechada com o clube e não cumprir com o acordo. Com o caminho livre, Ronaldinho fechou a negociação com o rubro-negro da Gávea, causando grande felicidade aos torcedores cariocas.
Já imagino essa torcida no estádio lotado. Eles podem esperar o máximo de mim. Voltei para o Brasil e vim jogar no Flamengo para dar isso.
— Comentou o craque ao chegar no Rio.
.
No dia 10 de janeiro de 2011, foi confirmado como jogador do Flamengo[6] que, segundo seus amigos mais próximos, ele sempre manifestou o desejo de jogar com a camisa do clube.[7][8][9] Assinou um contrato de 4 anos com a equipe carioca.
A apresentação de Ronaldinho foi realizada dia 12 de janeiro de 2011 no Estádio da Gávea, onde o jogador foi recebido por mais de 20 mil torcedores[10], juntamente com a presidente Patrícia Amorim. A apresentação contou com a presença de Ivo Meirelles, presidente da Estação Primeira de Mangueira, Dudu Nobre, Vágner Love e outras celebridades. A torcida foi ao delírio quando o craque se pronunciou pela primeira vez vestindo a camisa do Flamengo. No mesmo dia da apresentação do jogador, fotos revelaram o valor da multa contratual do craque: 400 milhões de reais. O valor astronômico vale para clubes estrangeiros e cai para 325 milhões de reais para clubes brasileiros.[11]
[editar] Primeira temporadaO primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo ocorreu em 6 de fevereiro de 2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, na vitória de 3 a 2 sobre o Boavista, que tinha o mando de campo.[12] Sagrou-se pela primeira vez campeão no clube em 27 de fevereiro, erguendo a Taça Guanabara como capitão da equipe, após ter marcado um gol de falta na partida. Posteriormente, foi campeão também da Taça Rio, sagrando-se então campeão carioca de 2011.
Em sua estreia pelo Brasileirão marcou um gol e deu a assistência para outro, na vitória por 4 a 0 sobre o Avaí.
Seu primeiro hat-trick pelo Flamengo veio no jogo contra o Santos e em plena Vila Belmiro. Após o mandante fazer 3 a 0 ainda no primeiro tempo, Ronaldinho foi fundamental na virada e consequente vitória do Flamengo por 5 a 4.[13]